Você já comprou seus presentes de Natal? No que pensou quando os comprou?
Eu fiquei pensando muito sobre os presentes de natal, a insatisfação social e os desejos do coração, e, a partir daí, surgiu este texto.
Todos os anos entro no dilema sobre o que dar de presente para aqueles a quem amo. Temo por aquilo que escolhi não ser o que querem, e muitas vezes realmente não é. Por isso, fico decepcionado comigo e os que recebem os presentes também. O pior é que vejo muitas pessoas se debatendo no mesmo ponto. O que fazer?
Meditando sobre isso, percebi que, NO MEU PONTO DE VISTA, nosso foco ao dar um presente está errado, então, busquei um “norte” sobre o assunto:
“O hábito de trocar presentes no Natal é bem antigo e está ligado à figura de Papai Noel, que tem uma origem curiosa. Seu nome era Nicolau e ele nasceu na cidade de Myra. Tinha o costume de presentear secretamente as três filhas de um homem muito pobre, todo dia 6 de dezembro. A data transferiu-se para o dia 25 e o costume de dar presentes se manteve. Depois, virou bispo e foi canonizado, São Nicolau passou a usar roupas vermelhas, botas, cinto e um chapéu”1.
Curioso é o fato de Nicolau dar presentes para três meninas pobres, as quais, com certeza não poderiam retribuir, o que nos leva a pensar o por quê de ficarmos chateados por darmos presentes mais caros dos que o que recebemos.
Mas, ao verificarmos a História, o hábito de dar presente se remete a um lugar e tempo mais longínquos e mostra um foco mais específico.
Mateus nos narra o seguinte “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra. (Mt 2:11)
Interessante o motivo da entrega do presente (Dádiva) – aquilo que é entregue gratuitamente, sem interesse -, por que mostra mais uma vez que não esperavam retorno, mas apenas O adorar. Peço licença aos pais da Igreja que denotavam os presentes como representando a divindade, sua pureza e morte de Jesus, para verificar alguns outros aspectos, pois estas representações estão claras, já que vieram para adorar ao Divino. Os presentes, AO MEU VER, são extremamente interessantes para nos iluminar a questão do dar:
Ouro: A Palavra nos diz que, nós e nossas obras, devemos ser provados como o ouro para que sejamos aprovados edificando da forma correta (1Co.3.12-15), ou seja, precisamos presentear nossas vidas e ações como ouro, para que ao passarem pelas dificuldades do dia a dia aqueles que forem por nós presenteados sejam edificados sobre O Verdadeiro Fundamento ao verem que permanecemos e que não foram apenas palavras ao vento nossas ações.
Incenso: O incenso simboliza a oração, o relacionamento, com Aquele que estava a sua frente (Salmos 141:2, Apocalipse 5:8), então possivelmente, este presente dizia: Quero me envolver com você, quero me relacionar contigo. Ao presentear alguém não permitamos que, simplesmente, o presente ou O presente saía de nossa mão para a outra, mas se envolva com a vida de seu presenteado, se doe em seu relacionamento.
Mirra: Esta é uma erva amarga, muitas vezes usada como medicamento e para o embalsamamento de corpos após a morte, portanto presentear alguém é mostramos que haverão momentos amargos na nossa trajetória, mas o presenteado é tão importante para nós que passaremos juntos por este momento, até a morte, servindo-lhe de bálsamo.
Presentear alguém, nesta época em que tudo gira ao redor do Filho de Deus que nasceu para nos libertar e morreu para que vivêssemos, só terá validade, PARA MIM, se observar estes passos:
1 – É muito mais que dar, é não esperar retorno, aquele bebê não poderia nem agradecer, pois era: Um bebê;
2 – Tem que envolver nossas atitudes, e alicerces corretos, ser mais do que simplesmente entregar um embrulho, caixa, etc.;
3 – Deve buscar um relacionamento, um envolvimento de almas, uma declaração de quanto a pessoa é importante para nós, e, que aquele presente representa, não o que ela merece, mas o que ela é para nós;
4 – E ainda, mostrar que você esta disposto a dar ouvidos aquela pessoa, a corrigir seus passos superarmos o amargor do trajeto e caminharem juntos para sempre.
Pensando nisso se tornará mais fácil dar um presente, porque você não pensará simplesmente no que a pessoa gostaria de ganhar, pois você pode se enganar. E sim, no que a pessoa é para você, e, todo o seu sentimento será transmitido naquele simples objeto doado por amor a alguém. Pois, você será o presente.
Amo vocês!
acessado em 22/12/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário